A Minoria da Câmara dos Deputados protocolou um Requerimento de Informação cobrando explicações do Ministério da Educação (MEC) sobre a falta de transparência e a omissão dos dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que avalia a alfabetização. Além disso, foi protocolada uma representação no Tribunal de Contas da União (TCU) exigindo a imediata divulgação dos dados e a apuração da omissão, bem como a responsabilização dos gestores públicos envolvidos na decisão de reter informações cruciais para o país.
– O que o governo tem a esconder? Se a alfabetização realmente melhorou, como insistem em dizer, por que não mostram os números? O governo de Lula segue demonstrando sua falta de transparência ao não divulgar os dados e dificultar a avaliação da realidade educacional. Pela segunda vez consecutiva, o MEC decide engavetar dados fundamentais sobre o desempenho das crianças brasileiras no 2° ano do ensino fundamental – destacou a líder da Minoria, deputada Caroline de Toni (PL-SC).
2 Marine Le Pen vai recorrer da condenação e inelegibilidade
3 Policial civil marido de juíza é morto a tiros na Zona Oeste do RJ
4 Preta Gil tratará câncer fora do Brasil: "Fizemos o que podíamos"
5 Michelle é favorita na disputa ao Senado pelo DF, aponta pesquisa
Em resumo, a Minoria exige a publicação imediata dos dados e microdados do SAEB 2023 sobre o 2° ano do ensino fundamental, a apuração da omissão e investigação dos responsáveis pela decisão de esconder as informações, e a responsabilização dos gestores públicos pela atitude que compromete a transparência e prejudica a avaliação das políticas públicas.
– Lula costumava inventar dados sobre o Brasil para outros países. Agora, ele acha que pode esconder a verdade sobre a educação e contar a lorota que quiser. Mas nós, da Minoria, não vamos permitir que ele continue enganando a população – completou Caroline.
Fonte/Créditos: Pleno.News - 31/03/2025 12h13 | atualizado em 31/03/2025 12h26
Créditos (Imagem de capa): Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Comentários: