Correio da Mata- Sua fonte de notícias na cidade de Rolim de Moura

Entrar

Buscando postagens em alta. . .

EM ALTA
Rondônia acompanha avanço do ensino médio público
EM ALTA
"ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA" - EUA sancionam brasileiros e empresas...
EM ALTA
Nacional - Polícia Federal faz operação para conter lavagem...
EM ALTA
PONTO CEGO FATAL - Motociclista morre na UPA após ser esmagado...
EM ALTA
Educação | PÉ-DE-MEIA - Pé-de-Meia: pagamento para nascidos...
EM ALTA
Geral - Atrasos e repasses insuficientes ameaçam Farmácia...
EM ALTA
Cultura - Marcha para Jesus reúne fiéis em Porto Velho neste...
EM ALTA
Governo amplia políticas para localizar desaparecidos
EM ALTA
Educação - Enamed 2026: prazo para recurso termina nesta terça
EM ALTA
VÍDEO - Ex-PM faccionado é assassinado com tiros de fuzil em...
EM ALTA
Polícia Carretas batem de frente e explodem na BR-364
EM ALTA
Nacional - Enem 2026: MEC amplia prazo para pagamento da taxa de...
Terça-feira, 14 de Julho de 2026
Correio da Mata
MENU
  • Início
  • Classificados
  • Colunas
  • Empregos
  • Guia Comercial
  • Farmácias de Plantão
  • Câmeras Ao Vivo
  • Contato
  • Futebol
    Futebol
    ELEIÇÕES 2024
    ELEIÇÕES 2024
    Geral
    Geral
    EDITORIAL
    EDITORIAL
    Agro
    Agro
    GUAPORÉ FUTIBOLCLUBE
    GUAPORÉ FUTIBOLCLUBE
    CULTURA
    CULTURA
    ARTIGO
    ARTIGO
    Fake news
    Fake news
    Eventos
    Eventos
    TURISMO
    TURISMO
    PreparARTE
    PreparARTE
    Prefeitura de Rolim de Moura Prefeitura de Rolim de Moura

    Notícias / Mundo

    VIOLÊNCIA GLOBAL - Mortes na Guerra da Ucrânia disparam 135% sob Trump

    A violência global caiu em vários conflitos, mas a Guerra da Ucrânia registrou aumento de 135% nas mortes, somando 87.458 vítimas entre 2024 e 2025

    Elinaldo Bispo

    Elinaldo Bispo

    25/11/2025 18:30
    VIOLÊNCIA GLOBAL -  Mortes na Guerra da Ucrânia disparam 135% sob Trump
    A-
    A+
    Imprimir
    Reportar erros
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
    Máximo 600 caracteres.
    enviando
    VIOLÊNCIA GLOBAL

    O mundo viu um certo arrefecimento na violência de seus principais conflitos armados, com a notável exceção da Guerra da Ucrânia, que registrou um aumento brutal de 135% no número de mortos de 1º de julho de 2024 a 30 de junho de 2025.

    O período coincide com a volta de Donald Trump ao poder nos Estados Unidos, eleito em novembro de 2024. De forma paradoxal, ao anunciar e abrir negociações com a Rússia, o republicano estimulou ambos os lados a acirrarem suas ações de olho em posições mais vantajosas no campo em caso de uma trégua, como a Folha de S.Paulo havia mostrado em julho.

     

    Publicidade
    Publicidade

    Leia Também:

    Notícias - Apresentadora peruana mantém a calma durante forte tremor de terra ao vivo e tranquiliza público

    TRAGÉDIA - Terremoto na Venezuela: número de mortos sobe para 4.561

    ROTA DO PETRÓLEO - Movimento de navios cai no Estreito de Ormuz em meio à escalada de tensão entre EUA e Irã

    Morreram no conflito 87.458 pessoas, segundo os dados divulgados nesta terça-feira (25) da Pesquisa de Conflitos Armados do IISS (Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, na sigla inglesa), um anuário da entidade londrina que compila dados próprios e de diversas bases. Estima-se que de 1.500 a 2.000 das vítimas eram civis.

    Os eventos violentos quase dobraram, chegando a 80 mil -17 mil deles em solo russo, um reflexo da intensificação dos ataques ucranianos com drones e da malfadada incursão que tomou um pequeno pedaço da região meridional de Kursk, de agosto de 2024 a abril deste ano.

    A guerra decorrente da invasão russa de 2022 é 1 dos 36 conflitos armados ativos no mundo. Eles mataram 239.787 pessoas no período analisado, um aumento de cerca de 23% ante o aferido na edição de 2024 da pesquisa. Cerca de 50 mil desses mortos eram civis, 40% a mais do no levantamento anterior.

    Apesar da carnificina na Ucrânia, que inclui 5.160 mortos na Rússia , o ritmo global diminuiu: de 2023 para 2024, o crescimento geral havia sido de 37% devido à guerra na Faixa de Gaza.

    Apesar de a frágil trégua na região só ter sido costurada em outubro, fora do escopo da análise, houve um cessar-fogo temporário no começo do ano e ações menos intensas de Israel no território.

    O resultado foi uma queda pela metade nas mortes, somando agora 20.990 -incluindo aí vítimas na Cisjordânia, e não os 106 mortos registrados do lado israelense.

    Ainda assim, o mundo segue com o maior índice de violência desde a Segunda Guerra Mundial, com exceção do período da Guerra da Coreia (1950-53) e do genocídio em Ruanda (1994), como nos últimos anos.

    As contas do IISS abarcam mortes de militares, civis e integrantes de grupos armados não nacionais. Nesse quesito surge em destaque o Brasil, que viu sua posição no ranking de mortes subir de décimo para sétimo, totalizando 7.108 vítimas. Em eventos violentos, caiu de quinto para sexto, mas com aumento nominal: 9.015 incidentes reportados.

    Esses dados associam diretamente mortes ao crime organizado, o problema do caso brasileiro. São um recorte entre as 44 mil mortes aferidas em 2024 todo pelo Anuário Brasileiro da Segurança Pública, mas particularmente preocupantes segundo o IISS devido ao crescimento da influência do PCC e do Comando Vermelho na economia formal.

    Evidenciada pela Operação Carbono Oculto, em agosto, tal mudança de perfil lembra um fenômeno mundial: a submissão progressiva da população a Estados paralelos. Segundo o IISS, usando dados a Cruz Vermelha, há 380 grupos armados servindo como governos para 204 milhões de pessoas no mundo -quase um Brasil.

    Oitenta e cinco por cento desses grupos cobram impostos e provêm serviços públicos. Eles são mais ativos na África e Oriente Médio, que concentram respectivamente 158 e 85 desses atores. As Américas vêm a seguir, com 72.

    Em relação a deslocados internos e refugiados, contados pela ONU, a situação é sempre grave em países conflagrados.

    Se o segundo item só teve melhora relativa no Afeganistão, no primeiro o destaque negativo é o Sudão, 11,5 milhões de refugiados ante 9 milhões na pesquisa anterior. Chama a atenção na América Latina a Colômbia, com um salto de 5 milhões para 7,2 milhões no período.

    A pesquisa também faz um perfil socioeconômico de quem é afetado pelos conflitos. Apesar de a Guerra da Ucrânia ser uma exceção dada a renda média maior dos russos, somente 5 dos 36 países têm um Produto Interno Bruto per capita superior a US$ 20 mil -o Brasil fica um pouco abaixo disso, em sexto lugar no ranking.

    A desigualdade também é fator importante, particularmente naqueles conflitos ligados ao crime organizado: Brasil e Colômbia figuram com os piores índices de Gini, que mede o problema, na lista.

    O mesmo pode se dizer acerca do papel da democracia. Cruzando o indicador de boa governança da britânica Economist Intelligence Unit com os países pesquisados, apenas 8 dos 36 tiram acima de 5 numa escala de 0 a 10 -o Brasil está no meio do caminho, ao lado de México e Tailândia, com nota 5.

    Quando o fator apurado é a percepção de corrupção, é utilizado o ranking da Transparência Internacional, no qual 0 é o pior nível e 100, o melhor. Só Israel, entre os países em guerra ou conflito, fica acima de 50, marcando 64 pontos na escala vigente de 2024. O Brasil fica com 34, e o pior nível é o do Sudão, com 8.

    Fonte/Créditos: Por NOTÍCIAS AO MINUTO

    Compartilhe

    Facebook
    WhatsApp
    Compartilhe

    Comentários:

    Relacionados

    Notícias - Apresentadora peruana mantém a calma durante forte tremor de terra ao vivo e tranquiliza público
    Mundo

    Notícias - Apresentadora peruana mantém a calma durante forte tremor de terra ao vivo e...

    TRAGÉDIA - Terremoto na Venezuela: número de mortos sobe para 4.561
    Mundo

    TRAGÉDIA - Terremoto na Venezuela: número de mortos sobe para 4.561

    ROTA DO PETRÓLEO - Movimento de navios cai no Estreito de Ormuz em meio à escalada de tensão entre EUA e Irã
    Mundo

    ROTA DO PETRÓLEO - Movimento de navios cai no Estreito de Ormuz em meio à escalada de...

    Mundo

    "AMEAÇAS IRANIANAS"- Israel diz que alertou EUA sobre plano do Irã para assassinar...

    BOMBARDEIO - Ataques dos EUA ao sul do Irã matam oito militares, diz mídia estatal
    Mundo

    BOMBARDEIO - Ataques dos EUA ao sul do Irã matam oito militares, diz mídia estatal

    Nossas notícias no celular

    Receba as notícias do Correio da Mata no seu app favorito de mensagens.

    Telegram
    Whatsapp
    Facebook
    Entrar

    Farmácias de Plantão

    Confira as farmácias que estarão de plantão

    Saiba mais

    Veja mais

    Política - Nova pesquisa mostra cenário inesperado e devastador para Lula
    PESQUISA

    Política - Nova pesquisa mostra cenário inesperado e devastador para Lula

    Política

    Lula autoriza aumento da mistura de etanol na gasolina para 32%

    O governo Lula acompanha com preocupação os reflexos da guerra no Oriente Médio sobre o mercado internacional de energia.
    Justiça

    Direito e Justiça - PF conclui 1º inquérito do escândalo do INSS e indicia 48 investigados

    Conafer. Segundo a Polícia Federal, os valores anotados nos documentos apresentaram correspondência com movimentações bancárias analisadas ao...
    Policial

    Vereador é preso em operação que investiga execução de jovem a mando de facção em boate...

    As apurações da Polícia Civil indicam que o homicídio teria sido determinado por integrantes de uma facção criminosa.
    Policial

    Vídeo mostra homem carbonizado após avião com carga de cocaína cair em MT; dois morreram

    Ao chegarem ao endereço, os policiais confirmaram o acidente e iniciaram uma varredura na área.
    Policial

    VÍDEO - Motociclista para embaixo de carreta e vídeo mostra momentos de tensão em...

    Durante a conversão, ele não percebeu a aproximação da motocicleta.
    Geral

    Titulo - Pastor Manoel Ângelo Chagas completará 82 anos e é lembrado pelo legado deixado na...

    Linha fina - Líder da igreja por 38 anos, pastor, hoje  jubilado foi responsável pela organização do campo eclesiástico e pela expansão da...
    Veja Mais Publicações

    + Lidas

    1

    VÍDEO - CRIME BIZARRO - Cena de horror: jovem mata idoso após caso homoafetivo e aparece...

    VÍDEO - CRIME BIZARRO - Cena de horror: jovem mata idoso após caso homoafetivo e aparece em vídeo com o corpo esquartejado
    2

    NOTA DE REPÚDIO

    NOTA DE REPÚDIO
    3

    Polícia - Corpo é encontrado em rio na zona rural de Presidente Médici

    Polícia - Corpo é encontrado em rio na zona rural de Presidente Médici
    4

    Mobilidade - Deputado Cirone assegura recursos e agentes de saúde de Cacoal recebem...

    Mobilidade - Deputado Cirone assegura recursos e agentes de saúde de Cacoal recebem motocicletas
    5

    BOMBARDEIO - Rússia lança ataque em larga escala contra Kiev e deixa mortos

    BOMBARDEIO - Rússia lança ataque em larga escala contra Kiev e deixa mortos

    Geral

    Titulo - Pastor Manoel Ângelo Chagas completará 82 anos e é lembrado pelo legado...

    Geral - Contribuintes podem regularizar parcelas do Refis e manter os benefícios do...

    Em 25 de julho - Milei virá visitar Bolsonaro e apoiar Flávio contra Lula

    ROLIM DE MOURA - Prefeitura apresenta projeto de aplicativo para diagnóstico da...

    NEGÓCIOS FICOP 2026 é anunciada oficialmente e promete movimentar Pimenta Bueno e região

    Agro

    Fortalecimento - Jean Mendonça destaca atuação pela agricultura familiar, saúde,...

    cidade Santa Luzia d'Oeste convida produtores rurais para participar do Programa de...

    Agronegócios | Soja - SOJA E TRIGO: confira os preços dos grãos nesta quinta-feira...

    Agronegócios | Boi Gordo - Boi gordo hoje: confira cotações para esta quinta-feira (9)

    Agronegócios | Café - Café hoje: confira cotações para esta quinta-feira (9)

    Mundo

    Notícias - Apresentadora peruana mantém a calma durante forte tremor de terra ao vivo e...

    TRAGÉDIA - Terremoto na Venezuela: número de mortos sobe para 4.561

    ROTA DO PETRÓLEO - Movimento de navios cai no Estreito de Ormuz em meio à escalada de...

    "AMEAÇAS IRANIANAS"- Israel diz que alertou EUA sobre plano do Irã para assassinar Trump

    BOMBARDEIO - Ataques dos EUA ao sul do Irã matam oito militares, diz mídia estatal

    Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

    Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
    Criar minha conta
    Acompanhe-nos através das redes sociais
    Agro
    ARTIGO
    CONCURSO&EMPREGOS
    CULTURA
    DIREITOS HUMANOS
    Economia
    EDITORIAL
    Educação
    ELEIÇÃO 2026
    ELEIÇÕES 2024
    ESPORTES
    Eventos
    Fake news
    Futebol
    Geral
    GUAPORÉ FUTIBOLCLUBE
    Justiça
    Meio Ambiente
    Mundo
    Nota de Pesar
    PESQUISA
    Policial
    Política
    PreparARTE
    RECEITAS
    Saúde
    SELEÇÃO BRASILEIRA
    tecnologia
    TURISMO
    3W Control - Todos os direitos reservados
    Termos de Uso e Privacidade
    SOBRE

    Fale conosco!

    Termos de Uso e Privacidade
    Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
    Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
    PROSSEGUIR
    • Início
    • Podcasts
    • Bate bola
    • Café & Política
    • Jornal do meio dia
    • Classificados
    • Colunas
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Saúde & Bem-Estar
    • Tecnologia & Inovação
    • Empregos
    • Guia Comercial
    • Edições
    • Notícias
    • Agro
    • ARTIGO
    • CONCURSO&EMPREGOS
    • CULTURA
    • DIREITOS HUMANOS
    • Economia
    • EDITORIAL
    • Educação
    • ELEIÇÃO 2026
    • ELEIÇÕES 2024
    • ESPORTES
    • Eventos
    • Fake news
    • Futebol
    • Geral
    • GUAPORÉ FUTIBOLCLUBE
    • Justiça
    • Meio Ambiente
    • Mundo
    • Nota de Pesar
    • PESQUISA
    • Policial
    • Política
    • PreparARTE
    • RECEITAS
    • Saúde
    • SELEÇÃO BRASILEIRA
    • tecnologia
    • TURISMO
    • Futebol
    • Concursos
    • Colunistas
    • Notas
    • Desaparecidos
    • Esclarecimentos
    • Obituário
    • Eventos
    • Vídeos
    • Álbuns
    • Farmácias de Plantão
    • Câmeras Ao Vivo
    • Centro
    • Jardim Itália
    • Jardim Primavera
    • Contato
    • Cupons de Desconto
    • Enquetes
    • Prepararte