Correio da Mata- Sua fonte de notícias na cidade de Rolim de Moura

MENU

Colunas / Economia

Ibovespa sobe hoje com corte inesperado de 0,5 p.p. da Selic?

Investidores foram surpreendidos por redução maior que a esperada.

Ibovespa sobe hoje com corte inesperado de 0,5 p.p. da Selic?
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Investidores foram surpreendidos por redução maior que a esperada pelo Copom e com protagonismo de Roberto Campos Neto na decisão

A quinta-feira será de reação do mercado financeiro aos novos juros básicos da economia brasileira em 13,25% a.a., após decisão dividida do Copom (Comitê de Política Monetária). As expectativas para o início do ciclo de cortes da Selic eram majoritaramente voltadas para um redução de 0,25 p.p. na taxa, tanto no que diz respeito à precificação da curva de juros futura quanto nas opções de Copom negociadas na B3.

A definição de um patamar de corte mais agressivo (-0,50 p.p.) foi inesperada e contou com um comoponente ainda mais surpreendente. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, criticado duramente por Lula e apoiadores do governo por ser o responsável pelo patamar mais alto dos juros no país, foi o voto que definiu a magnitude da redução da Selic. O colegiado encontrava-se perfeitamente dividido em quatro votos para cada grupo até Campos Neto dar o voto de minerva por uma Selic de 13,25% a.a..

A resolução do presidente da autoridade monetária atinge dois objetivos importantes para a política monetária: esvazia o proselitismo petista contra a autonomia do BC e, como consequência, deve retirar prêmio adicionado à curva em função da insegurança provocada pelo governo Lula com os ataques constantes à autoridade monetária.

Leia Também:

A expectativa de hoje, no entanto, fica por conta do tamanho do ajuste que os vencimento mais curtos da curva de juros sofrerão. O comunicado do Copom ontem foi cuidadoso na tentativa de ancorar as estimativas das novas reduções em 50 pontos base nas próximas reuniões, a ideia é evitar um otimismo exacerbado pelos agentes financeiros após o início do ciclo de cortes em maior velocidade que a antecipada.

A Bolsa de Valores de São Paulo deve reagir positivamente à surpresa na magnitude dos juros. Empresas do setor de consumo discricionários e de menor capitalização devem recebero os melhores impulsos. Além disso, os resultados corporativos continuam a movimentar o mercado acionário.

A atenção dos investidores deve ficar voltada para os números de Petrobras e Bradesco após o pregão, enquanto Ambev apresenta o balanço do 2º trimestre antes da abertura da sessão. Também hoje serão conhecidas as performances de Cemig, Alpargatas, Fleury e Lojas Renner.

No exterior, as bolsas permancem em modo de aversão a risco, de olho nos indicadore econômicos e nas chances de uma recessão global. No campo das commodities, o minério de ferro recua mais de 2,5% em Singapura, cotado a US$ 101,10 a tonelada. O petróleo também é negociado em queda (-0,11%), a US$ 83,10 o barril do tipo Brent.

Fonte/Créditos: Rodrigo Oliveira

Comentários:

Elinaldo Bispo

Publicado por:

Elinaldo Bispo

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!