Correio da Mata- Sua fonte de notícias na cidade de Rolim de Moura

MENU

Notícias / ELEIÇÃO 2026

ELEIÇÕES - Hildon e Cirone anunciam adesão a propostas do setor cooperativista

Cooperativismo de Rondônia reúne mais de 575 mil associados, o equivalente a um terço da população do Estado, e movimenta mais de R$ 30 bilhões em ativos, gerando quase seis mil empregos diretos

ELEIÇÕES - Hildon e Cirone anunciam adesão a propostas do setor cooperativista
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

ELEIÇÕES

 09 de setembro de 2026 às 14:31 - Redação - Correio da mata

 

Publicidade

Leia Também:

Hildon
Hildon Chaves

O ex-prefeito de Porto Velho e candidato a governador pela Federação União Progressistas, Hildon Chaves, e o candidato a vice, Cirone Deiró, receberam um documento com propostas detalhadas pelo segmento de cooperativismo do Estado. Em visita ao presidente do Sistema OCB-RO, Salatiel Rodrigues, os candidatos se comprometeram a estruturar o crescimento regional com base na inclusão financeira, na transição sustentável e no apoio à agricultura familiar, de acordo com os princípios cooperativistas.

 

“Nosso governo irá estimular ainda mais o crescimento dos municípios e do Estado com base na inclusão financeira, representada pelas cooperativas de crédito, que concentram grande parte dos mais de meio milhão de cooperados do Estado, facilitando o acesso ao Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) e permitindo que prefeituras captem e mantenham recursos em instituições cooperativas regionais”, afirmou Hildon.

 

Já o vice Cirone Deiró enfatizou que um dos principais pontos de ação do futuro governo será o fortalecimento do setor agropecuário, que terá ganhos por meio da garantia de participação das cooperativas em programas de compras públicas, como PAA e PNAE, e do investimento em pesquisa agrícola para agregação de valor à produção local. “Nosso objetivo é estimular o pequeno produtor familiar, dando todas as condições para que ele possa ter renda e também qualidade de vida para sua família”, disse Cirone.

 

Com mais de 575 mil cooperados em Rondônia — o equivalente a 32,8% da população do estado —, o cooperativismo deixou de ser apenas um modelo de negócios alternativo para se tornar um dos principais motores do desenvolvimento econômico e social rondoniense. O setor movimenta hoje mais de R$ 30,6 bilhões em ativos no Estado e gera quase 6 mil empregos diretos.

 

TECNOLOGIA

 

Por mais de uma ocasião, Hildon já ressaltou seu apoio ao desenvolvimento tecnológico no campo, a partir da expansão da internet 4.0/5.0 nas áreas rurais, por meio de cooperativas de telecomunicações e fortalecimento das redes de saúde suplementar no interior do estado. Ao alinhar a legislação estadual ao artigo 174 da Constituição Federal — que prevê o estímulo ao cooperativismo —, o plano visa garantir que as riquezas geradas permaneçam nos próprios municípios, promovendo um ciclo contínuo de desenvolvimento sustentável em Rondônia.

 

Hildon também destacou seu interesse por aspectos como a sustentabilidade e a transição energética, que podem ser alcançados por meio do incentivo à adesão ao Plano ABC+, de recuperação de pastagens e bioenergia, aceleração do CAR Dinamizado para viabilizar o Mercado de Carbono e a expansão da energia limpa no campo, via cooperativas de geração distribuída.

 

Fonte/Créditos: ASSESSORIA

Créditos (Imagem de capa): ASSESSORIA

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Fale conosco!