O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou o calendário de pagamentos para setembro. Este cronograma inclui aposentados, pensionistas e beneficiários de programas como BPC e auxílio-acidente.
- Pagamentos começam em 24 de setembro, de forma escalonada;
- Beneficiários que recebem um salário mínimo começam a receber mais cedo;
- A ordem de pagamento segue o penúltimo dígito do NB (Número de Benefício).
Como funciona o pagamento do INSS em setembro?
Os depósitos dos benefícios iniciam em 24 de setembro, priorizando quem recebe um salário mínimo. Outros segurados que recebem acima do piso nacional terão os valores disponíveis a partir de 1º de outubro.

Consulta ao extrato de pagamento do INSS
A consulta para setembro ainda não está disponível, mas será liberada na semana anterior ao início dos pagamentos, conforme o calendário.
Para visualizar o extrato, acesse o site ou o aplicativo do Meu INSS com suas credenciais do portal GOV.BR. Clique em “Extrato de Pagamento” para ver as informações atualizadas.
Informações adicionais e atendimento do INSS
Além do extrato de pagamento, a plataforma permite realizar novo pedido de benefício, consultar dados cadastrais e agendar perícia médica.
Em caso de dúvidas, contate a Central 135 do INSS, com atendimento humano disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Entenda o escalonamento dos pagamentos
No primeiro dia, 24/9, depósitos são realizados para quem tem o penúltimo dígito 1 no NB e recebe valor igual ao salário mínimo.
Essa prática assegura que os beneficiários do BPC e outros assistidos com o piso nacional em vigor recebam seus valores de forma ordenada e eficaz.
Resumo do calendário do INSS
- Beneficiários do salário mínimo recebem primeiro;
- A sequência dos pagamentos segue o penúltimo dígito do NB;
- Consulte o calendário e o extrato no portal Meu INSS na semana anterior ao início dos depósitos.
Fonte/Créditos: Redação O Antagonista
Créditos (Imagem de capa): - Créditos: (depositphotos.com /
Comentários: