Correio da Mata- Sua fonte de notícias na cidade de Rolim de Moura

MENU

Colunas / Política

COLUNA CH / 21 DE JUNHO Investigação do envolvimento de três ministros impulsiona CPI do Arrozão

O dia amanheceu com 158 assinaturas pela instalação da CPI do Arrozão. Para sair do papel, são necessários 171 signatários.

COLUNA CH / 21 DE JUNHO Investigação do envolvimento de três ministros impulsiona CPI do Arrozão
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
Carlos Fávaro (E) e Paulo Teixeira (D) (Foto: Guilherme Martimon/MAPA)

A oposição viu saltar a adesão à CPI para investigar denúncias de falcatruas na suspeitíssima decisão de importar arroz sem a menor necessidade e contrariando previsão da própria Conab de safra maior em 2024/2025. Para o deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS), os depoimentos do ministro Carlos Fávaro (Agricultura) e do ex-secretário de Política Agrícola Neri Geller implicam dois figurões do governo Lula: Rui Costa (Casa Civil) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário).

Faltam... 13

O dia amanheceu com 158 assinaturas pela instalação da CPI do Arrozão. Para sair do papel, são necessários 171 signatários.

Sai um, vêm dois

A 158ª adesão à CPI eras mantida em segredo ontem, após uma deputada sucumbir à pressão do Planalto, retirando a assinatura.

Leia Também:

Cabo de guerra

Três deputados que orbitam ao redor de Arthur Lira (PP-AL) garantem que o presidente da Câmara é um entusiasta da criação da CPI.

Boi de piranha

Lira tem boa relação com Geller, de quem é correligionário. Entre os deputados, a avaliação é de que o ex-secretário virou bode expiatório.

Prefeito de Recife, João Campos (PSB), não quer um vice do PT de Lula - Foto: Ricardo Stuckert.

Aliados resistem à chapa e querem escantear PT

 

O plano do PT de registrar candidaturas em todas as capitais, nas eleições deste, ano virou dor de cabeça para prefeitos que preferem não colar a imagem no partido de Lula. Em Recife (PE), João Campos (PSB) vive às turras com os petistas e deve oferecer a cadeira de vice ao PCdoB ou ao MDB, apesar da pressão da presidente do PT, Gleisi Hoffmann. Campos não confia nos petistas e tem como favorito Victor Marques Alves (PCdoB), ex-chefe de gabinete de antigo elo ao PSB.

Feriado no domingo

O grupo de João Campos avalia que não soma votos dar a vaga de vice a petista: eleitores de esquerda tendem a votar no prefeito socialista.

Antes só...

Eduardo Paes (PSD), prefeito do Rio, reduto eleitoral de Jair Bolsonaro, sabe que dobradinha com o PT não corre o risco de dar certo.

O contrário existe

Em São Paulo, é o inverso. É o PT que reluta em assumir chapa com Guilherme Boulos (Psol). Há até apoio velado a Ricardo Nunes (MDB).

Poder sem Pudor

Ele era do contra

Presidente do Corinthians, Vicente Matheus usava as ligações com o poder, no regime militar. Teve um problema com terrenos na praia do Guarujá, em São Paulo, e um oficial da Marinha o ajudou. Ficou tão grato que lhe ofereceu uma festa. Orgulhoso, apresentava-o assim: “Este é o meu amigo almirante!” O oficial nada dizia, até que perdeu a paciência: “Eu não sou almirante. Eu sou contra-almirante.” O presidente do Corinthians não contou conversa: “Você é contra almirante? Pois também sou. São todos uns vigaristas!” Quase foi preso.

Pedalada 2.0

O Tribunal de Contas da União investigará (?) a contabilidade criativa do governo que alterou dados da Previdência para reduzir projeções de despesas e liberar recursos a aliados. “Práticas típicas do padrão PT”, conclui o autor do pedido, senador Rogério Marinho (PL-RN).

Galípolo no telhado

Com a derrota de Lula no Copom, que ignorou seus esperneios e cravou a Selic em 10,50%, subiu no telhado a opção do diretor Gabriel Galípolo para assumir a presidência do Banco Central no fim do ano.

 

Sem ter o que fazer

Sem temer o ridículo, o PT entrou na Justiça contra o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, por “articulação política”. Faltou explicar que os indicados de Lula votaram pela manutenção da Selic.

Sr. Desajuste

“Desajustado é um presidente que mente desse jeito sem qualquer constrangimento”, rebate o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em defesa de Roberto Campos Neto, do BC, chamado de desajustado por Lula.

Frase do dia

“Nós estamos passando por cima do legislador”

Ministro André Mendonça (STF) contra a descriminalização do porte de drogas

Bebê não é ‘monstro’

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) cobrou retratação do presidente Lula por chamar bebê fruto de estupro de “monstro”. “Que culpa ela tem? Equiparar a criança de um estupro ao estuprador é barbárie”.

Nissan lacradora

Desde 2021, a Nissan participa do ‘Princípios de Empoderamento das Mulheres’ da ONU Mulheres e o Pacto Global das Nações Unidas. Mesmo assim, até hoje, na América do Sul, há apenas uma mulher em cargo executivo de direção e nenhuma no Brasil.

Mentira como ‘prova’

A deputada Silvia Waiãpi (PL-AP), cassada pelo TRE-AP, diz que não fez harmonização facial com dinheiro de campanha. A parlamentar diz que o recibo é falso e que não fez tratamento dentário e nem harmonização.

Ativista expulso

Esquentou o clima entre um militante da esquerda e Gilvan da Federal (PL-ES), em reunião de comissão da Câmara. O ativista radical mostrou o dedo ao deputado, que levantou, enquadrou e providenciou a expulsão.

Pensando bem...

...“enviado especial” à cabeça do presidente não é cargo novo em muitas redações.

Fonte/Créditos: PODER, POLÍTICA E BASTIDORES Com Tiago Vasconcelos e Rodrigo Vilela

Comentários:

Elinaldo Bispo

Publicado por:

Elinaldo Bispo

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!