Correio da Mata- Sua fonte de notícias na cidade de Rolim de Moura

MENU

Colunas / Política

Brasil é apenas o 124º em ranking de liberdade econômica

A péssima saúde fiscal e gastos descontrolados do governo derrubam a pontuação brasileira.

Brasil é apenas o 124º em ranking de liberdade econômica
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
 
(Foto reproduzida do site OpiniãoES)

Ranking anual de liberdade econômica aponta que o Brasil é 124º país numa lista de 194 nações, segundo a ONG Heritage Foundation, que considerou o ano de 2023. Muito distante de Singapura e dos países nórdicos, que lideram, o Brasil governado por Lula (PT) e cia. perde até para Guiana, Angola, Gabão, Tanzânia etc etc. . O ranking leva em consideração quatro áreas que afetam a liberdade econômica: Estado de Direito, tamanho do Estado, eficiência regulatória e abertura do mercado.

Não livre

Para a ONG, o Brasil é “majoritariamente não livre”. A péssima saúde fiscal e gastos descontrolados do governo derrubam a pontuação brasileira.

Vizinhança

O Uruguai está quase 100 posições à frente do Brasil na liberdade econômica (27º). A Argentina é 145º, e a liberdade lá é “suprimida”.

Leia Também:

A democracia voltou?

No Brasil, a categoria “integridade do governo” está no vermelho. O “Estado de Direito é fraco no Brasil”, aponta o relatório.

Amigos do cara

Coreia do Norte, Cuba, Venezuela, ocupam as últimas colocações, mas países como Iêmen, Ucrânia e Síria nem sequer classificam para a lista.

Senador Sérgio Moro no plenário do Senado. (Foto: Agência Senado).

Cassação de Moro pode arrastar Bivar e Janones

 

Eventual cassação do Sérgio Moro (União-PR) pode arrastar os deputados Luciano Bivar (União-PE) e André Janones (Avante-MG) por razões semelhantes. “Será importante precedente jurisprudencial”, diz a advogada constitucionalista Vera Chemim, que embasarão futuras decisões. Ela se refere à acusação de que Moro se elegeu senador em razão da notoriedade obtida na pré-campanha presidencial. A acusação é ridícula porque Moro foi pré-candidato quando já era uma celebridade.

No mesmo saco

“Existem fortes possibilidades de Bivar e Janones terem o mesmo destino”, conclui Vera Chemim ao pontuar mudança na candidatura

Nome do União

“Existem fortes possibilidades de Bivar e Janones terem o mesmo destino”, conclui Vera Chemim ao pontuar mudança na candidatura

Um semestre de holofote

Janones, que desistiria para se aliar a Lula, aproveitou mais dos holofotes: foram seis meses dizendo que disputaria a Presidência.

Poder sem Pudor

Acordo salvador

O vereador Totó Bezerra, de Teresina (PI), fotógrafo, certa vez recebeu em sua loja, vizinha a um banco, a visita do deputado João Clímaco. De repente chegou um eleitor e pediu dinheiro emprestado ao vereador. Clímaco meteu o bedelho para livrar o amigo do constrangimento: “Você está vendo o banco aqui do lado?”, perguntou ao eleitor, “pois o Totó não pode emprestar dinheiro a você porque tem um acordo com o banco.” O homem ficou curioso e o deputado esclareceu: “Nem ele empresta dinheiro, nem o banco tira retrato.”

Não foram dividendos

Assessores do Ministério de Minas e Energia espalham a fofoca, sem apresentar provas, de que o tratamento humilhante a Jean Paul Prates tem a ver com algo de muito grave que teria ocorrido na sua gestão.

Incêndio criminoso

Já periciado, o incêndio na casa de Antonio Rueda, presidente do União Brasil, foi mesmo criminoso, concluiu a polícia de Pernambuco. Os suspeitos 1, 2 e 3 de Rueda é Luciano Bivar, ex-presidente do partido.

 

Ninguém merece

Após implorar por vários dias para ser recebido por Lula, a insistência de Jean Paul Prates em se manter na Petrobras já constrange. Lula dá ao ex-senador tratamento dispensado a guardanapo de papel usado.

Os mais cotados

Aloizio Mercadante, Miriam Belchior, Bruno Moretti e Clarice Copetti estão em alta para substituir Jean Paul Prates no comando da Petrobras. O governo concluiu que Prates é desqualificado e o submete a fritura.

Frase do dia

“Como sempre, o partido acima do País”

Senadora Tereza Cristina, sobre a instabilidade provocada na Petrobras pelo governo do PT

Cadeira elétrica

Após um ano e três meses na Petrobras, o ex-senador do PT Jean Paul Prates rivaliza com Aldemir Bendine, último chefe da estatal sob Dilma, como o presidente que menos durou no cargo num governo petista.

Lulistas fora

Nas 171 assinaturas de apoio à CPI para investigar crimes de pedofilia na ilha de Marajó, nenhuma é da esquerda, segundo Paulo Bilynskyj (PL-SP): “Pala eles, investigar abuso sexual de crianças não é prioridade”.

Réplica

Acusado de má-fé, o que acabou rendendo multa, o advogado de Daniel Silveira não se intimidou e partiu para o ataque. Disse que com má-fé agiu “o próprio ministro que abusa de sua autoridade”.

Mixaria

Parece não ter fundo o poço que caíram pobres investidores das Americanas, ludibriados em fraude milionária. A ação da empresa fechou a semana valendo uma merreca, R$0,56.

Pensando bem...

...só não participa da eleição, no momento, o eleitor.

Fonte/Créditos: Claudio Humberto/Diário do Poder

Comentários:

Elinaldo Bispo

Publicado por:

Elinaldo Bispo

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!