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Servidores da Saúde podem registrar casos de assédio moral e sexual na ouvidoria da Semusa

As denúncias podem ser anônimas ou identificando o assediado e/ou assediador

Servidores da Saúde podem registrar casos de assédio moral e sexual na ouvidoria da Semusa
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As denúncias podem ser anônimas ou identificando o assediado e/ou assediador

Texto: Luciane Gonçalves Foto: SMC
Publicada em 31 de agosto de 2023 às 15:53
 
Servidores da Saúde podem registrar casos de assédio moral e sexual na ouvidoria da Semusa

Os dados informados são protegidos e confidenciais

Em busca de promover um ambiente de trabalho seguro, respeitoso e livre de assédio, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) disponibiliza a Ouvidoria como canal de denúncia para o servidor da saúde relatar casos de assédio moral e sexual que possam ocorrer no ambiente de trabalho.

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A Ouvidoria da Semusa acolhe a denúncia, que pode ser identificada ou anônima, e encaminha aos setores responsáveis por apurar os relatos e adotar as providências necessárias que o caso necessita. Um serviço confidencial e imparcial, onde o trabalhador da saúde pode relatar quaisquer situações de assédio moral ou sexual.

Como usar a Ouvidoria para denunciar casos de assédio:

Registros de Forma Anônima: A denúncia pode ser realizado de forma totalmente confidencial e segura clicando aqui.

Identificação Opcional: A opção de se identificar também está disponível. Os dados informados são protegidos e confidenciais. Clique aqui.

Mais Opções: Os relatos também podem ser enviados por mensagem de whatsapp, e-mail ou presencialmente.
Telefone Whatsapp (exclusivo para mensagem de texto): (69) 98473-6263
Atendimento: segunda a sexta-feira, 8h às 14h
E-mail: ouvidoriasuspvh@gmail.com
Endereço: av. Campos Sales, nº 2283, Centro (segunda a sexta-feira, das 8h às 14h)

Descrição importante: Ao relatar a denúncia, forneça o máximo de detalhes possíveis, como dados, locais, descrição dos eventos e pessoas envolvidas ou que presenciaram o fato, caso a sua denúncia seja identificada. Quanto mais informações, mais eficaz será a apuração.

A secretária-adjunta da Semusa, Marilene Penati, reforça a importância de estabelecer um canal onde os servidores possam relatar suas demandas para serem solucionadas com precisão e assertividade.

“Além de ser um meio de interlocução entre a gestão e a população, a Ouvidoria da Semusa também é um instrumento para os servidores realizarem suas devidas colocações, para que assim possamos identificar qualquer tipo de assédio moral ou sexual. É muito importante fortalecer e incentivar esse elo para que nossos servidores, que também são usuários do SUS, tenham esse canal para fazer suas manifestações”, ressalta a secretária.

ASSÉDIO MORAL E SEXUAL

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o assédio moral é toda e qualquer conduta que caracteriza um comportamento abusivo, repetitivo e intencional, através de atitudes, gestos e palavras que possam ferir a integridade física ou psicológica de uma pessoa em seu ambiente de trabalho, como, por exemplo, fazer críticas e brincadeiras que expõe ao ridículo a figura do trabalhador em público, atribuir erros imaginários ao trabalhador, entre outros.

Já o assédio sexual no local de trabalho consiste no constrangimento por meio de cantadas e insinuações relacionadas ao âmbito sexual, como toques, gestos ou palavras, escritas ou faladas, de caráter sexual, solicitação de favores sexuais com promessas de tratamento diferenciado, chantagem com ameaças de perda de cargo para obter vantagens sexuais e conversas indesejáveis sobre sexo.

FONTE/CRÉDITOS: Texto: Luciane Gonçalves Foto: SMC
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