Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria demonstrado incômodo com a atuação do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), na condução do inquérito sobre o Banco Master. Segundo relatos de pessoas próximas ao presidente ao jornal Folha de S.Paulo, Lula fez críticas duras ao magistrado e chegou a afirmar que ele deveria considerar deixar a Suprema Corte.

Leia também1 Web questiona sorriso de Maju após reportagem sobre raio
2 Relator da Dosimetria na Câmara lança pré-candidatura ao Senado
3 Eduardo Bolsonaro critica Lula durante conferência em Israel
4 Astrid tem celular furtado; Zeca Camargo pede ajuda nas redes
5 Schumacher já não está acamado e usa cadeira de rodas, diz jornal
Em dezembro, Lula chegou a se reunir com Toffoli no Palácio do Planalto, em um encontro descrito como cordial. Na ocasião, o presidente teria dito que esperava que todas as irregularidades fossem apuradas até as últimas consequências e ouviu do ministro a garantia de que nada seria abafado.
Apesar das críticas, Toffoli tem afirmado a interlocutores que não vê motivo para deixar a relatoria do processo e sustenta que não há impedimentos que comprometam sua imparcialidade. O ministro também descarta qualquer relação entre viagens, contatos pessoais ou negócios envolvendo familiares e sua atuação no caso.
Responsável pela indicação de Toffoli ao STF, Lula acumula frustrações antigas com o ministro. Uma delas remonta a 2019, quando Toffoli não autorizou que Lula, então preso em Curitiba (PR), comparecesse ao velório do irmão. O episódio só foi tratado em 2022, quando o magistrado pediu desculpas ao petista após a vitória dele no pleito presidencial.
Fonte/Créditos: Paulo Moura - 26/01/2026 13h59 | atualizado em 26/01/2026 15h34
Créditos (Imagem de capa): Toffoli e Lula Foto: Nelson Jr/SCO/STF; Ricardo Stuckert/PR
