Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou um inquérito contra o deputado federal cassado, Daniel Silveira.
O procedimento em questão foi aberto pelo magistrado em 2021 para investigar mais de 30 supostas transgressões de Silveira acerca do uso da tornozeleira eletrônica. Este inquérito foi prorrogado por mais de 60 dias em 2022.
Leia também1 Confira quem votou para barrar ação contra Ramagem no STF
2 Magno Malta fala sobre visita a Daniel Silveira na prisão
3 STF: Moraes nega saída de Daniel Silveira para o Dia das Mães
4 Saiba quais deputados assinaram a urgência para anistia do 8/1
5 Moraes não libera Silveira para trabalho e estudo fora da prisão
Em razão do entendimento de Moraes, que entendeu, na ocasião, ter havido violação à medida cautelar imposta por ele, Daniel Silveira voltou a ser preso, em 24 de junho de 2022. Neste episódio, Silveira gozava de prisão domiciliar desde 14 de março do mesmo ano.
Na semana passada, Moraes decidiu encerrar o inquérito.
– Tendo o Ministério Público Federal requerido o arquivamento no prazo legal, não cabe ação privada subsidiária, ou a título originário, sendo essa manifestação irretratável, salvo no surgimento de novas provas. Diante do exposto, acolho a manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) e defiro o arquivamento desta investigação – disse o ministro nos autos.
O ex-parlamentar, atualmente, exerce atividade rural em uma colônia agrícola, em Magé, no Rio de Janeiro.
Fonte/Créditos: Marcos Melo - 12/05/2025 16h17
Créditos (Imagem de capa): Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
