O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) saiu em defesa da líder da direita na França Marine Le Pen, que foi declarada inelegível por cinco anos, acusada de ter desviado fundos do Parlamento Europeu para benefício de seu partido. Segundo Bolsonaro, a líder está sofrendo uma perseguição política, por conta do crescimento da direita na França.
O ex-presidente afirmou que a esquerda francesa, assim como no Brasil, opta pelo “ativismo judicial, que busca eleições sem oposição”.
“O crescimento da Direita é uma realidade em todo o mundo. A esquerda na França, como no Brasil, opta pelo caminho do Lawfare, do ativismo judicial, para buscar eleições sem oposição”, afirmou o ex-presidente em suas redes sociais nesta segunda-feira (31).
Publicidade
Bolsonaro também citou que Le Pen vença a perseguição política que vem sofrendo e que o povo está ao seu lado.
“Espero e torço para que a Senhora Le Pen vença essa perseguição e possa disputar as próximas eleições presidenciais. O povo é quem deve decidir quem será o próximo Presidente da França em 2027. Viva a Liberdade, Viva a França, Viva o Brasil”, disse o presisdente em postagem também em francês.
Segundo a Justiça Francesa, Le Pen usou recursos do Parlamento Europeu, na época em que foi eurodeputada, para pagar funcionário do seu partido, o Reunião nacional (RN). Aos 56 anos, Le Pen era um dos nomes favoritos para a próxima eleição presidencial na França, prevista para acontecer em 2027.
Fonte/Créditos: Luan Carlos / Diário do Poder
Créditos (Imagem de capa): (foto: Evaristo Sá/AFP)