Correio da Mata- Sua fonte de notícias na cidade de Rolim de Moura

MENU

Notícias / Mundo

Trump autoriza ações da CIA na Venezuela para derrubar Maduro

Informação foi noticiada pelo jornal The New York Times nesta quinta-feira

Trump autoriza ações da CIA na Venezuela para derrubar Maduro
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

LEG - Donald Trump e Nicolás Maduro Fotos: EFE/EPA/SPENCER COLBY // EFE/Prensa Miraflores

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teria autorizado a CIA a realizar operações letais na Venezuela, assim como no Caribe, em uma escalada de suas ações contra o governo do ditador Nicolás Maduro com o objetivo de derrubá-lo, informou nesta quarta-feira (15) o jornal The New York Times.

De acordo com a publicação, que cita como fontes funcionários do governo americano, a CIA poderia tomar ações encobertas unilateralmente ou em conjunto, como parte de uma operação militar mais ampla.

Publicidade

Leia Também:

2 María Corina Machado diz que dias de Maduro "estão contados"
3 Governo Lula hesita em comentar Nobel a María Corina Machado
4 Mariá Corina foi indicada por Marco Rubio ao Nobel da Paz
5 Lula já disse que María Corina não devia ficar "chorando"; relembre

Contudo, ainda se desconhece se a agência já está planejando alguma ação ou se elas estão concebidas como um plano de contingência.

A notícia foi dada em um momento em que as forças americanas estão “planejando uma possível escalada, desenhando alternativas para que o presidente Trump as considere, incluindo ataques dentro da Venezuela”, destacou o jornal.

Os EUA atacaram diversas embarcações – que Washington assegura que transportavam drogas – em águas internacionais perto da Venezuela. O ataque causou a morte de cerca de 30 pessoas apontadas pela Casa Branca como traficantes.

O país norte-americano conta agora com 10 mil militares na região do Caribe, a maioria em bases em Porto Rico, assim como um contingente de fuzileiros navais em navios de assalto anfíbio.

O The New York Times lembrou que a CIA tem tido “há muito tempo autoridade para trabalhar com os governos da América Latina em temas de segurança e intercâmbio de inteligência”, o que a levou a colaborar com o México em ações contra os cartéis das drogas, mas isso inclui realizar operações letais diretas.

No início deste mês, Trump ordenou a seu governo o corte nas relações diplomáticas com a Venezuela após uma tentativa de explorar possíveis negociações para a crise política do país sul-americano.

Em agosto, os EUA ofereceram 50 milhões de dólares (cerca de R$ 272,2 milhões) de recompensa por informações que levem à prisão e condenação de Maduro por acusações de tráfico de drogas.

*EFE

Fonte/Créditos: Pleno.News - 15/10/2025 18h55 | atualizado em 15/10/2025 19h31

Créditos (Imagem de capa): Donald Trump e Nicolás Maduro Fotos: EFE/EPA/SPENCER COLBY // EFE/Prensa Miraflores

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Fale conosco!