Aguarde, carregando...

Segunda-feira, 14 de Setembro 2026
MENU
Política

Segurança Pública - PEC Lula persegue policias, acusa a oposição

Proposta não fortalece a segurança e enfraquece quem está na linha de frente

Segurança Pública - PEC Lula persegue policias, acusa a oposição
A-
A+
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
GOOGLE Não perca nossas próximas notícias

Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰

Deputado federal Capitão Alberto Neto, vice-líder da Oposição na Câmara. (Foto: Diário do Poder).
 

Deputados federais de Oposição criticaram nesta quarta-feira (9) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança apresentada na Câmara na terça-feira (8), pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.

Para o primeiro vice-líder da Oposição na Casa, deputado federal Sanderson (PL-RS), a PEC da Segurança do governo Lula (PT) quer concentrar todo o poder em Brasília, centralizando as diretrizes e operações envolvendo crime organizado no Ministério da Justiça.

“Algo impossível de ser efetivado seja por falta de efetivo policial federal, seja por falta de capilaridade territorial das forças federais, seja por alijar as forças de segurança dos estados de ações de combate às facções criminosas. Vamos analisar com bastante atenção a íntegra da proposta para, com muita responsabilidade, deliberar a respeito do futuro da proposta”, apontou.

Publicidade

Leia Também:

 

Para o outro vice-líder da Oposição na Câmara, deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM, a PEC vai mexer nas prerrogativas dos estados na questão da segurança pública em seus territórios.

“Com a PEC da Segurança, querem tirar a autonomia dos Estados e criar algo para perseguir os policiais. Será na verdade, a PEC da Insegurança. Querem dar superpoderes pra corregedorias sem controle, o governo passa a mão na cabeça de bandido e vira as costas pra quem tá na linha de frente defendendo a população. Essa PEC não fortalece a segurança, e sim enfraquece os que estão na linha de frente!”, criticou.

 

O parlamentar afirma ainda que a proposta compara “agentes da lei a criminosos”.

“Em vez de fortalecer quem combate o crime, querem transformar agente da lei em criminoso. Não vamos aceitar que o Congresso vire as costas pra quem arrisca a vida todo dia pra proteger a população”, destacou.

 

Reportar Erro

Fonte/Créditos: Mael Vale

Créditos (Imagem de capa): (Foto: Diário do Poder).

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Correio da Mata
Fale conosco!