A Prefeitura de Rolim de Moura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), promove nesta sexta-feira, 17, a partir das 07h30, na Linha 176, km 8,5, lado norte, o Dia de Campo do Café Robusta para Cafeicultores, um evento voltado ao fortalecimento da produção rural e à disseminação de conhecimento técnico aos produtores do município e da região.
A iniciativa tem como objetivo incentivar o aprimoramento das práticas agrícolas, contribuindo para o aumento da produtividade e da qualidade do café robusta amazônico, cultura que possui grande importância econômica para Rolim de Moura e todo o estado de Rondônia.
De acordo com o prefeito Aldo Júlio, a gestão municipal tem buscado oferecer suporte técnico e incentivar o desenvolvimento da agricultura familiar e do agronegócio local.
“O café é uma das bases da economia de Rolim de Moura e da nossa região. A Prefeitura, por meio da Semagri, trabalha para levar conhecimento, inovação e apoio ao produtor rural, fortalecendo a agricultura e gerando mais oportunidades de renda. O Dia de Campo é uma importante oportunidade de troca de experiências e acesso a novas técnicas que contribuem para melhorar a produtividade e a qualidade do café produzido em nosso município”, destacou o prefeito.
“Para o secretário Uender Nogueira, este dia de campo mostra, na prática, o potencial das nossas propriedades rurais. Na propriedade da família Mendes, que sedia o evento, temos um exemplo de produtividade e dedicação no cultivo do café robusta, que serve de inspiração para outros produtores. A Secretaria de Agricultura segue apoiando iniciativas que fortalecem o homem do campo e valorizam quem produz em Rolim de Moura. ”
O evento contará com palestras técnicas, bate-papo com especialistas e momentos de integração entre os participantes, proporcionando aprendizado sobre melhoramento participativo, contabilidade rural e avanços nos processos de colheita e pós-colheita do café robusta.
A programação contará com café da manhã e inscrição às 08h00, abertura às 08h30, palestra com o Dr. Enrique Alves às 08h45 sobre melhoramento participativo para robustas amazônicos, palestra com Ledinalva às 09h30 sobre contabilidade rural, bate-papo sobre plantio com Antônio e Josia às 10h15, palestra com o Dr. Enrique Alves às 10h45 sobre avanços na colheita e pós-colheita dos robustas amazônicos, formação da mesa de autoridades às 11h30 e, às 12h30, almoço.
Fonte/Créditos: Dorly
Comentários: