Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 11 de Setembro 2026
MENU
Policial

São Paulo PM da ativa que executou Gritzbach a mando do PCC é preso

Operação da Corregedoria da PM que busca agentes ligados ao PCC identificou e prendeu o autor dos disparos que mataram Vinícius Gritzbach

São Paulo PM da ativa que executou Gritzbach a mando do PCC é preso
A-
A+
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
GOOGLE Não perca nossas próximas notícias

Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰

 
 
6 imagens
Gritzbach chegou a ser preso, mas foi solto em 7 de junho
Segundo o MPSP, Gritzbach teria mandado matar dois integrantes do PCC
Gritzbach e a namorada
Empresário, preso sob suspeita de mandar matar membros do PCC, foi solto por determinação do STJ
  • São cumpridos 15 mandados de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão em endereços na capital e na Grande São Paulo.
  • Apurou-se que policiais militares prestavam escolta privada a Gritzbach, apesar de seu histórico criminal. As investigações apontaram que tais ações caracterizavam a integração de policiais à organização criminosa, conforme previsto na Lei Federal nº 12.850/13.
  • A reportagem apurou que, além dos policiais que faziam a escolta de Gritzbach, um PM atirador é alvo da operação.
  • A Operação Prodotes teve início após uma denúncia anônima recebida em março de 2024, apontando possíveis vazamentos de informações sigilosas que favoreciam criminosos ligados ao PCC.
  • A investigação inicial, conduzida pela Corregedoria, evoluiu para um Inquérito Policial Militar instaurado em outubro de 2024. Apurou-se que informações estratégicas vazadas por policiais militares, incluindo da ativa, da reserva e ex-integrantes da instituição permitiam que membros da organização criminosa evitassem prisões e prejuízos financeiros.
  • Entre os principais beneficiados pelo esquema, estavam líderes e integrantes da facção criminosa PCC, alguns já falecidos, outros procurados, como Marcos Roberto de Almeida, conhecido como “Tuta”, e Silvio Luiz Ferreira, apelidado de “Cebola”.
  • A operação conta com a colaboração da força-tarefa instituída pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), que busca identificar outros envolvidos e eventuais mandantes do crime.
  • “A Polícia Militar reitera seu compromisso com a ética e a legalidade, combatendo com rigor qualquer desvio de conduta que comprometa a confiança da sociedade”, diz nota enviada ao Metrópoles.

Caso Gritzbach

Vinícius Gritzbach, de 38 anos, foi executado no dia 8 de novembro de 2024, na frente de sua namorada e de dezenas de testemunhas na área de desembarque do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo. Foram disparados, ao todo, 29 tiros de fuzil.

 

Ele era jurado de morte pelo PCC e acabava de retornar de uma viagem ao Nordeste, onde permaneceu sete dias com a namorada e seguranças particulares, entre eles um policial militar.

Publicidade

Leia Também:

Em uma delação explosiva, Gritzbach detalhou como a facção lavava dinheiro, além de ter revelado as extorsões realizadas por policiais civis. Tanto policiais civis quanto militares investigados pela força-tarefa foram afastados de suas funções.

Fonte/Créditos: Bruna SalesMilena Vogado

Créditos (Imagem de capa): Reprodução/TV Record

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Correio da Mata
Fale conosco!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR