Correio da Mata- Sua fonte de notícias na cidade de Rolim de Moura

MENU

Notícias / Meio Ambiente

SALADA VERDE - Serpentes amazônicas são vítimas crescentes do tráfico

Relatório de ong focado na Região Norte traz dados históricos e atualiza achados das CPIs da Biopirataria e do Tráfico de Animais

SALADA VERDE - Serpentes amazônicas são vítimas crescentes do tráfico
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
Belos animais como a araramboia (Corallus caninus) são alvos crescentes do comércio ilegal. Foto: Antonio Janeski/Pexels/Creative Commons
 
 
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Cerca de 5 mil mensagens em redes sociais, anúncios de venda online e apreensões de órgãos ambientais analisados permitiram rastrear rotas usadas por traficantes, pontos de captura de animais da Amazônia e destinos dessas vítimas.

Os achados demonstram desrespeito e ameaças continuadas à conservação da biodiversidade.

Entre eles, foram contados 25 mil beija-flores exportados do Pará, para enfeitar caixas de bombom, e outras 400 mil aves amazônicas vendidas à Europa, cujas penas foram usadas em leques.

Publicidade

Leia Também:

Emplumados seguem muito visados, mas nos últimos anos cresce o interesse comercial no Brasil e inúmeros outros países por aracnídeos, serpentes e sapos peçonhentos da Região Norte, indica o levantamento.

Outro destaque é o tráfico pelas fronteiras com o Suriname e a Guiana Francesa. Como ((o))eco mostrou, por elas passam espécies brasileiras ameaçadas de extinção, como arara-azul-de-lear, ararinha-azul e mico-leão-dourado.

O balanço da Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (RENCTAS) igualmente atualiza documentos produzidos pelas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) da Biopirataria e do Tráfico de Animais Silvestres. 

 
  • Aldem Bourscheit

    Jornalista cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Selvagem, Ciência, Agron... 

Fonte/Créditos: ALDEM BOURSCHEIT · 

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Fale conosco!