Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰

A popularidade da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, enfrenta seu pior índice de avaliação desde maio de 2024. Segundo pesquisa realizada pelo instituto PoderData entre os dias 27 e 29 de setembro de 2025, 61% dos eleitores que a conhecem afirmam desaprovar sua atuação no governo federal.
O número representa um crescimento de 11 pontos percentuais em comparação com o levantamento anterior, feito em junho. A aprovação caiu para 23%, o menor nível registrado desde o início da série histórica, em maio do ano passado. Outros 16% não souberam ou não quiseram responder.
2 "Quando eu for falar com Trump, vou levar Janja", diz Lula
3 Lula e Janja não aplaudem pedido de Trump para libertar reféns
4 Lula esquece cinto, e Janja faz compras "de última hora" em NY
5 Janja passeia e faz compras em loja de roupas em Nova Iorque
O conhecimento sobre Janja entre os eleitores também cresceu de forma significativa. Em setembro de 2022, antes da eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o terceiro mandato, 63% diziam conhecê-la. Atualmente, esse percentual chega a 89%, sendo que 38% afirmam conhecê-la bem e 51% dizem conhecê-la apenas “de ouvir falar”. Apenas 11% declararam não saber quem ela é.
A pesquisa ouviu 2.500 pessoas em 178 municípios, abrangendo as 27 unidades da Federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
Fonte/Créditos: Monique Mello - 03/10/2025 13h04 | atualizado em 03/10/2025 14h03
Créditos (Imagem de capa): Primeira-dama, Janja da Silva Foto: EFE/EPA/THIBAULT CAMUS

