Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰
Na tarde desta terça-feira (30), diversos municípios de Rondônia foram atingidos por um apagão temporário após uma falha no Sistema Interligado Nacional (SIN). Segundo a concessionária Energisa, o problema não esteve relacionado diretamente à empresa, mas sim a uma linha de transmissão da Eletronorte, responsável pela conexão entre Pimenta Bueno e Vilhena.
De acordo com a nota divulgada pela concessionária, a falha impactou regiões em diferentes pontos do estado. Assim que recebeu a autorização do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a Energisa iniciou a recomposição gradativa da energia, que teve início cerca de 15 minutos após a interrupção. Em aproximadamente 50 minutos, o fornecimento já estava normalizado em todos os locais afetados.
As localidades impactadas incluem Porto Velho, Alto Alegre, Alta Floresta, Ariquemes, Buritis, Cacoal, Cujubim, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Montenegro, Nova Mamoré, Pimenta Bueno, Santa Luzia e Theobroma.
O Sistema Interligado Nacional (SIN) é responsável por conectar praticamente toda a rede elétrica do país, permitindo que a energia gerada em diferentes regiões seja compartilhada entre os estados. Quando ocorre uma falha em linhas de transmissão, como a registrada em Rondônia, o reflexo é imediato no fornecimento de energia, podendo afetar milhares de consumidores ao mesmo tempo.
A Energisa reforçou que permanece em contato com o ONS e a Eletronorte para avaliar a causa da falha e assegurar a estabilidade do sistema. Apesar dos transtornos momentâneos, a empresa informou que não houve registro de novas ocorrências após a recomposição da rede.
Fonte/Créditos: Da Redação| Raquel Avelino
Créditos (Imagem de capa): Reprodução
