Redação
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara aprovou nesta quarta-feira (27), por 14 votos a 5, uma moção de repúdio contra a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja. O motivo é o xingamento dela ao empresário Elon Musk quando participava de atividades relacionadas ao G20.
O episódio ocorreu em 16 de novembro, durante uma palestra sobre combate à desinformação no Cria G20, realizada no Rio de Janeiro. Durante sua fala, foi possível ouvir uma buzina de um navio ao fundo, atrapalhando o discurso. Em resposta, Janja comentou:
Leia também1 Janja mostra nova cascata artificial na Granja do Torto
2 Novo Aerolula está suspenso; veja opções que a FAB deu ao petista
3 Damares cobra ministra de Lula sobre gastos com Janjapalooza
4 Pedaço da Lua e água de rio: Veja presentes trocados entre Lula e Xi
5 Cíntia Chagas expõe erros de Português de Janja e diverte web
– Alô, acho que é o Elon Musk… Eu não tenho medo de você, inclusive, f*** you, Elon Musk.
O xingamento em inglês foi feito enquanto Janja defendia a regulação das plataformas digitais. Musk, proprietário do X, posiciona-se contra a medida. Em sua plataforma, ele rebateu dizendo que o governo atual vai “perder a próxima eleição”.
O pedido de repúdio, de caráter simbólico e sem consequências práticas, foi apresentado pelos deputados Zucco (PL-RS) e General Girão (PL-RN) e subscrito por Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP). Para os parlamentares, a postura adotada pela primeira-dama é “incompatível com o decoro exigido em eventos oficiais” e “demonstra falta de responsabilidade e sensibilidade em relação ao papel que exerce como representante simbólica da nação, em um evento de tamanha visibilidade”.
Embora a maioria dos votos favoráveis tenha sido de parlamentares da oposição, membros de partidos com integrantes no governo, como União Brasil, PP e Republicanos, também apoiaram a moção.
*AE
Fonte/Créditos: Pleno.News - 28/11/2024 17h50 | atualizado em 28/11/2024 17h57
Créditos (Imagem de capa): Janja da Silva Foto: Claudio Kbene/PR
Comentários: