Correio da Mata- Sua fonte de notícias na cidade de Rolim de Moura

MENU

Notícias / Política

Opinião: Estadão diz que Lula está “razoavelmente perdido”

Ponto de vista do jornal foi publicado nesta sexta-feira

Opinião: Estadão diz que Lula está “razoavelmente perdido”
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Estadão chamou o presidente Lula (PT) de “razoavelmente perdido”. A avaliação negativa consta em um texto de opinião, publicado nesta sexta-feira (7).

O artigo foi feito com base em declarações que o petista deu, na quinta-feira (6), sobre inflação e Banco Central.

Publicidade

Leia Também:

Leia também1 Usaid e TSE fizeram eventos em 2021 em parceria sobre eleições
2 Gil do Vigor rebate declarações de Lula sobre oferta e demanda
3 Conselho de Medicina critica ação do PSOL no STF sobre aborto
4 Janja vai a Roma representar o Brasil na Aliança contra a Fome
5 Lula usa gravata de grife que custa mais de R$ 1.600,00

Segundo o veículo, a tática do governo tem sido ” terceirizar responsabilidades, com argumentos que colocam o governo como vítima da alta de preços, e não como um de seus principais causadores, numa narrativa absolutamente desconectada da realidade”.

– A retomada do circuito radiofônico de Lula da Silva é, sem dúvida, parte da estratégia para tentar estancar a queda de popularidade. Mas as primeiras entrevistas do ano mostram o presidente perdido ao avaliar a inflação, o problema que atualmente mais aflige a população. A tática tem sido a de terceirizar responsabilidades, com argumentos que colocam o governo como vítima da alta de preços, e não como um de seus principais causadores, numa narrativa absolutamente desconectada da realidade – destacou o Estadão.

A publicação criticou ainda o comentário de Lula sobre a gestão passada do Banco Central.

– Primeiro, a ouvintes de Minas Gerais, Lula buscou passar a ideia de que o governo leva “muito a sério” a inflação, que, segundo ele, “está razoavelmente controlada”. No dia seguinte, para rádios baianas, jogou a culpa do descontrole dos preços sobre o Banco Central (BC), acusando a gestão passada da instituição – sob o comando de Roberto Campos Neto – de ter armado “uma arapuca” para seu governo. Essa armadilha, segundo o petista, não pode ser desmontada “de uma hora para outra”. Difícil convencer a audiência de que a inflação está “razoavelmente controlada” diante do avanço dos preços de alimentos.

De acordo com o Estadão, “o maior problema é que Lula enxerga o que quer enxergar e parece acreditar no dom de fazer com que o eleitorado veja o cenário sob a mesma ótica”.

O jornal concluiu o texto citando a dívida pública federal:

– Entre as “coisas que estão crescendo” Lula poderia incluir a dívida pública federal, que no ano passado chegou a R$ 7,3 trilhões, aumento de 12,2% em relação ao fim de 2023, sem contar a correção da inflação. O esforço para conter a inflação ficou por conta apenas do Banco Central, alvo de críticas do presidente por elevar juros com o único intuito de conter a inflação – esta sim uma arapuca capaz de minar a popularidade de qualquer governo.

Fonte/Créditos: Ana Luiza Menezes - 07/02/2025 13h27 | atualizado em 07/02/2025 13h49

Créditos (Imagem de capa): Luiz Inácio Lula da Silva Foto: Ricardo Stuckert/PR

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Fale conosco!