Correio da Mata- Sua fonte de notícias na cidade de Rolim de Moura

MENU

Notícias / Mundo

Mundo - ONU: 134 guerras no mundo devem levar 305 milhões a buscar ajuda

Projeção da ONU é de que 305 milhões precisarão de assistência humanitária para sobreviver em 2025. Em 2024, mundo chegou a 134 guerras

Mundo - ONU: 134 guerras no mundo devem levar 305 milhões a buscar ajuda
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Os conflitos no Oriente Médio, em especial na Faixa de Gaza – onde mais de 45 mil pessoas morreram por conta da guerra -, foram os principais responsáveis pelo aumento no número de mortos em 2024, de acordo com o estudo do IISS. Na região, o número de mortos em conflitos cresceu 315% em relação aos dados do estudo de 2023.

 

Em 2025, o Escritório da ONU para Coordenação de Assuntos Humanitários projeta que 305 milhões de pessoas precisarão de assistência humanitária para sobreviver.

 
 
4 imagens
Os habitantes de Gaza, incluindo crianças, continuam com a vida diária mesmo com a guerra na região
Faixa de Gaza
Funcionários de ONG morrem após bombardeio israelense atingir Gaza

O especialista argumenta que a grande incerteza, aquela que abre espaços para surpresas sobre o futuro, é como Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos (EUA), irá lidar com os conflitos. De acordo com ele, os EUA devem ter menos disposição para exercer o papel de “polícia global”, o que irá promover uma menor intervenção estadunidense em questões multilaterais.

Publicidade

Leia Também:

 
 
 
 

“Durante a campanha, Trump deu indicações não só de que não deve restringir o comportamento de Israel como ameaçou o Hamas com graves consequências se os reféns israelenses não forem finalmente libertados. Assim, não vejo fim para o conflito que assola os palestinos, algo reforçado recentemente pelas mudanças de poder no Irã e agora na Síria”, afirma Frederico Dias.

Além disso, outro motivo para o aumento da violência, segundo Frederico Dias, é a tendência de alinhamento dos conflitos internacionais à competição entre Estados Unidos e China. Apesar da improbabilidade de um conflito direto entre as duas potências, “devido à interdependência econômica e à necessidade de uma ordem global mínima”, a rivalidade entre elas moldará o cenário geopolítico e impactará conflitos em diversas regiões, aponta.

Dessa forma, a falta de intervenção, combinada com a crescente competição entre as grandes potências, cria um vácuo de poder que pode alimentar conflitos nas periferias da economia global, na opinião do especialista.

 
4 imagens
militares golpistas de Burkina Faso lendo um comunicado na TV em Burkina Faso
Refugiado da guerra civil no Iêmen

Ainda segundo Frederico Seixas Dias, é necessário ter um olhar especial para focos de conflito já em curso ou em potencial, como no Sudão do Sul, onde uma guerra civil entre o exército e o grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (RSF) já fez mais de 19 mil vítimas, em Myanmar, Burkina Faso, Mali, Somália e Iêmen.

Fonte/Créditos: Madu Toledo / Metrópoles

Créditos (Imagem de capa): Google News - Metrópoles Ashraf Amra/Anadolu via Getty Images

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!