Portal de Notícias Demonstrativo - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Notícias Saúde

Geral Cuidados, prevenção e combate contra a dengue são reforçados pela Agevisa

Manter bem tampado tonéis; caixas e barris de água

Geral Cuidados, prevenção e combate contra a dengue são reforçados pela Agevisa
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Quinta-feira, 08 Fevereiro de 2024 - 09:28 | da Secom/RO


facebook sharing buttonO Governo do Estado de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) está intensificando as orientações sobre os cuidados, prevenção e combate contra a dengue. A Agevisa reforçou o monitoramento e análise das informações epidemiológicas e vetorial, fez a distribuição de insumos para o controle do Aedes e encaminhou materiais educativos, além de promover a capacitação e assessoramento das equipes técnicas das Gerências Regionais de Saúde (GRS), de Ariquemes, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Cacoal.

 

Segundo o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, estudos tem mostrado que até 80% dos focos de criadouros do Aedes aegypti, estão dentro das residências ou em terrenos baldios.

Medidas orientadas

Manter bem tampado tonéis; caixas e barris de água; lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana; trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; acondicionar pneus em locais cobertos; fazer sempre manutenção de piscinas; tampar ralos; colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento; não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas e lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água.

Boletim

De acordo com a Agevisa, durante o período mais chuvoso do chamado inverno amazônico, boletins epidemiológicos com os números dos casos de dengue, zika e chikungunia serão publicados quinzenalmente. Na estiagem voltará a ser mensal.

Confira no link: https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/boletim-dengue-semana-04-2024/

FONTE/CRÉDITOS: da Secom/RO
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!