Portal de Notícias Demonstrativo - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Notícias Geral

Estudantes de Jornalismo da Unir celebram excelência de ensino no encerramento do II Canoar

Os participantes tiveram a oportunidade de explorar temas relevantes para a região amazônica

Estudantes de Jornalismo da Unir celebram excelência de ensino no encerramento do II Canoar
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Ao som de ritmos indígenas de Nei Mura e da luta pelos direitos da mulher de Jhuka Andrade, o evento foi encerrado com a apresentação do Mestrado e comemoração da nota máxima do MEC pelo curso de Jornalismo

 

Encerrando quatro dias de debates, reflexões e intercâmbio de conhecimentos, a segunda edição do Colóquio de Comunicação e Cultura na Amazônia Rondoniense (CANOAR) concluiu suas atividades no último dia 23 de novembro (quinta-feira). O evento, que ocorreu desde o dia 20, foi marcado por mesas redondas, apresentações artísticas, oficinas, participação acadêmica e comprometimento dos monitores.

 

Os participantes tiveram a oportunidade de explorar temas relevantes para a região amazônica, discutindo desafios e oportunidades no cenário da comunicação e cultura. A diversidade de perspectivas apresentadas enriqueceu as discussões, abordando desde questões ambientais até os desafios contemporâneos da produção jornalística na região.

 

No último dia de evento, os estudantes puderam acompanhar o rap de Nei Mura, que foi o primeiro artista do Brasil a inserir ritmos indígenas no hip-hop. Ele cantou sobre a defesa da floresta em rimas eletrizantes. Já a rapper Jhuka Andrade trouxe a defesa dos direitos da mulher e do meio ambiente, contando com a participação do coordenador Carlos Guerra Júnior, que também é rapper. Além disso, o também professor do curso de Jornalismo, Thales Pimenta (pseudônimo artístico Alt-Benji), mostrou as suas habilidades como DJ em batidas eletrônicas que se inspiram em sons da floresta.

 

Na mesa de debate do dia, os professores da Unir Samilo Takara e Allysson Martins dialogaram com os convidados Aquinei Queirós, da Universidade Federal do Acre, e Vilso Santi, da Universidade Federal de Roraima, sobre a pesquisa em Comunicação na Amazônia Ocidental. Na ocasião, foi apresentado o Mestrado em Comunicação da Universidade Federal de Rondônia, que foi recentemente aprovado pela Capes e será implementado em breve. Um dos principais fatores para a aprovação desse Mestrado é o alto índice de pesquisa desenvolvido pelos professores de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia.

 

Apesar de só ter sido criado em Porto Velho há três anos, o curso de Jornalismo já tem a sua excelência reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). O curso foi recentemente avaliado pela comissão do MEC e entrou no seletíssimo rol dos cursos de Jornalismo do Brasil que são avaliados com nota 5. Sendo assim, aproveitou a realização do Canoar para comemorar o fato de ter recebido a nota máxima do Ministério da Educação e Cultura.

 

O próprio Canoar contribui fundamentalmente para esta avaliação máxima, pois é a oportunidade de os estudantes interagirem com profissionais respeitados a nível local, regional e nacional. Neste evento, especialistas e profissionais compartilharam suas perspectivas sobre temas relevantes para a Amazônia durante as mesas redondas. As apresentações artísticas, que trouxeram manifestações culturais diversas, enriqueceram as experiências dos participantes, promovendo uma imersão na riqueza cultural da região. Além disso, as oficinas oferecidas durante o evento proporcionaram aos participantes a oportunidade de vivenciar práticas relacionadas à comunicação e cultura, fomentando o aprendizado prático e o desenvolvimento de habilidades específicas.

 

Destaca-se, neste ano, o empenho notável dos monitores, que foi crucial para a realização eficiente do evento. Os monitores são estudantes voluntários que cuidam da logística cotidiana do evento. Esses estudantes desempenharam papéis fundamentais na organização, exercendo atividades que vão desde o cuidado com os equipamentos até a produção de artes e planejamento de divulgação.

 

Para o acadêmico do 2° período de jornalismo, João Victor, que atuou como monitor do evento, a experiência foi desafiadora e, ao mesmo tempo, instigante. "Participar do Canoar como monitor para mim foi trabalhoso, mas ao mesmo tempo foi interessante. Foi a primeira vez que fiz parte de um evento como esse", declarou João Victor.

 

Da mesma forma, Emanuele Ferreira, também acadêmica de Jornalismo do 2° período e monitora do evento, descreveu o Canoar como uma experiência gratificante em sua área de atuação. "O Canoar para mim foi uma experiência gratificante na minha área de jornalismo, foi a segunda edição e já estou participando como monitora. Tive experiências novas junto com toda a galera do curso. É um evento para todos e sugiro que o pessoal participe da próxima edição, pois vai ser uma experiência boa", sugeriu Emanuele.

 

O sucesso da segunda edição do Colóquio de Comunicação e Cultura na Amazônia Rondoniense reforça a importância de eventos acadêmicos que promovem a troca de experiências e o aprofundamento do conhecimento em áreas cruciais para o desenvolvimento regional. O comprometimento dos estudantes demonstra o potencial transformador dessas iniciativas no cenário acadêmico e profissional.

FONTE/CRÉDITOS: Francisco Carlos Guerra
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!