
Durante uma nova batalha jurídica contra a rede social controlada pelo bilionário Elon Musk, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, apagou sua própria conta pessoal na plataforma X, nesta sexta-feira (21). A desativação ocorre um dia após o ministro ter mandado o X pagar a multa de R$ 8,1 milhões aplicada em outubro do ano passado, após o antigo Twitter não retirar do ar o perfil do blogueiro Allan dos Santos, por ter divulgado conversas falsas atribuídas a uma jornalista.
A mensagem “esta conta não existe” aparece para quem tenta acessar o endereço eletrônico do perfil de Moraes no X. E a assessoria do STF informou afirmou que o próprio Moraes desativou o perfil, após rumores de eventual reação da rede social contra o ministro. Desde janeiro de 2024, não havia publicações na conta criada pelo integrante do Supremo em agosto de 2017.
A conta de Allan dos Santos foi suspensa e aparece como “conta retida”, por ordem de Moraes. Mas as informações cadastrais do perfil não foram enviadas ao STF, porque o X alegou não guardar tais dados. A empresa recorreu da decisão, mas os recursos foram rejeitados pelo ministro.
O Supremo segue com outros integrantes com contas ativas no X, com postagens publicadas nos últimos meses. São eles: Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e Flavio Dino.
No embate com Musk, Moraes foi alvo de críticas diretas do bilionário, por suas determinações de censura a perfis no X, resultantes da atribuição de crimes a publicações de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). E Moraes chegou mandar que o X fosse retirado do ar no Brasil, em outubro do ano passado, após uma sucessão de descumprimentos de ordens judiciais. Medida suspensa após a empresa indicar um representante legal no Brasil. (Com Abr)
Fonte/Créditos: Davi Soares / Diário do Poder