Na última quarta-feira (26), a Justiça da Espanha negou o pedido de prisão contra o jornalista brasileiro Oswaldo Eustáquio, que é considerado foragido pela Justiça por conta de dois mandatos de prisão preventiva assinados pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Eustáquio é investigado no inquérito das milícias digitais e acusado pelos crimes de tentativa de abolição do Estado democrático de Direito, corrupção de menores e ameaça. Ele está no país europeu desde 2023 e já pediu asilo político, que ainda não foi liberado.
Leia também1 Nova presidente do STM defende reserva para quem quer se eleger
2 Morre homem com sangue raro que salvou 2 milhões de bebês
3 Bolsonaro fala sobre medidas de petistas e Moraes contra Eduardo
4 Daniel Silveira pede saída temporária de Páscoa a Moraes
5 Oscar: Senador do PL é criticado ao celebrar Ainda Estou Aqui
Antes de se mudar para a Espanha, ele ficou no Paraguai após fugir do Brasil. O profissional da imprensa foi preso em junho de 2020, acusado de promover manifestações antidemocráticas. Um acidente na prisão o fez ficar paraplégico.
Além do pedido de prisão, há outro processo para ser julgado na Espanha, que o pedido de extradição, também assinado por Moraes. Encaminhado para as autoridades espanholas em outubro de 2024, o documento foi enviado tanto pelo Ministério da Justiça, quanto pelo Ministério das Relações Exteriores.
Fonte/Créditos: Pleno.News - 03/03/2025 15h31
Créditos (Imagem de capa): Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Comentários: