Aguarde, carregando...

Entrar
Sábado, 12 de Setembro 2026
Correio da Mata
MENU
  • Início
  • Podcasts
  • Classificados
  • Colunas
  • Empregos
  • Guia Comercial
  • Edições
  • Notícias
  • Prefeitura de Rolim de Moura Prefeitura de Rolim de Moura
    CÂMARA DE ROLIM CÂMARA DE ROLIM
    Mundo

    EMBATE - Governo Trump condena prisão domiciliar de Bolsonaro e faz críticas a Alexandre de Moraes

    Em post no X, órgão ligado ao Departamento de Estado dos EUA ameaça outras autoridades que apoiarem decisão de Moraes. Post foi feito na noite desta segunda-feira (4)

    Elinaldo Bispo

    Elinaldo Bispo

    05/08/2025 23:46
    EMBATE - Governo Trump condena prisão domiciliar de Bolsonaro e faz críticas a Alexandre de Moraes
    A-
    A+
    Imprimir
    Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
    Máximo 600 caracteres.
    GOOGLE Não perca nossas próximas notícias

    Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰

    EMBATE

    email sharing buttonO Escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado dos Estados Unidos criticou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por determinar a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, nesta segunda-feira (4).

    Em uma publicação na rede social X, o órgão do governo do presidente Donald Trump afirmou que Moraes é um "violador de direitos humanos" que usa as instituições brasileiras para "silenciar a oposição e ameaçar a democracia".

    "Impor ainda mais restrições à capacidade de Jair Bolsonaro de se defender publicamente não é um serviço público. Deixem Bolsonaro falar!", diz o post.

    A publicação também traz uma ameaça a outras autoridades que se envolverem e apoiarem a decisão.

    Publicidade
    Publicidade

    Leia Também:

    11 DE SETEMBRO - 11/9 criou as bases para a política anti-imigrantes de Trump e a atuação violenta do ICE, aponta estudo

    BOMBARDEIOS - Ataques russos deixam mortos e feridos e ampliam pressão sobre Ucrânia

    FENÔMENO - Chance de El Niño muito forte a partir de setembro sobe para 97%, diz agência dos EUA

    "Os Estados Unidos condenam a ordem de Moraes que impôs prisão domiciliar a Bolsonaro e responsabilizarão todos aqueles que colaborarem ou facilitarem condutas sancionadas."

    O post foi feito em duas versões: uma em inglês e outra em português. A Embaixada dos EUA no Brasil republicou o texto.

    As críticas do governo dos Estados Unidos a Moraes ocorrem após o ministro ter sido incluído na lista de sanções da Lei Magnitsky. A legislação americana permite punir estrangeiros acusados de violações graves de direitos humanos ou corrupção em larga escala.

    A medida determinou que Moraes tenha bens bloqueados nos EUA, fique proibido de entrar no país e seja a ser alvo de restrições. Empresas e cidadãos americanos também estão impedidos de fazer transações com ele.

    Segundo especialistas, a Magnitsky é considerada uma espécie de "pena de morte financeira". Quem descumprir as sanções — inclusive empresas ou indivíduos nos EUA — também pode ser punido.

    LEIA TAMBÉM

    Cartão de crédito, e-mail e redes sociais: como a Lei Magnitsky pode impactar a vida de Alexandre de Moraes

    Veja onde fica a casa em que Jair Bolsonaro cumprirá prisão domiciliar no DF

    Entenda motivos apontados por Alexandre de Moraes para prisão domiciliar de Jair Bolsonaro

    Prisão domiciliar

    Montagem com as fotos de Jair Bolsonaro (à esquerda) e Donald Trump — Foto: Fellipe Sampaio/STF e WIN MCNAMEE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

    Nesta segunda-feira, Moraes determinou a prisão domiciliar de Bolsonaro, proibiu visitas e mandou apreender celulares na casa do ex-presidente. A Polícia Federal fez buscas na residência e recolheu um aparelho.

    Moraes tinha determinado medidas cautelares a Bolsonaro no dia 18 de julho, por indícios de que o ex-presidente estava obstruindo o processo no qual é réu por tentativa de golpe de Estado.

    Dentre essas medidas estavam, por exemplo, o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de sair de casa à noite e nos fins de semana. Ele também estava proibido de veicular conteúdo nas redes e de usar redes de terceiros para esse fim.

    Na decisão, Moraes afirma que Bolsonaro utilizou redes sociais de aliados – incluindo seus três filhos parlamentares – para divulgar mensagens com “claro conteúdo de incentivo e instigação a ataques ao Supremo Tribunal Federal e apoio ostensivo à intervenção estrangeira no Poder Judiciário brasileiro”.

    Uma dessas postagens foi feita no domingo (3) na conta do filho e senador, Flávio Bolsonaro, para repercutir atos a favor de Bolsonaro em cidades do país.

    "O flagrante desrespeito às medidas cautelares foi tão óbvio que, repita-se, o próprio filho do réu, o senador Flávio Nantes Bolsonaro, decidiu remover a postagem realizada em seu perfil, na rede social Instagram, com a finalidade de omitir a transgressão legal", escreveu Moraes.

    Segundo o ministro, as medidas cautelares em vigor foram desrespeitadas “mesmo com a imposição anterior de restrições menos severas”, como a proibição de uso das redes sociais e de contato com outros investigados.

    A defesa de Bolsonaro contesta o argumento do ministro e diz que o ex-presidente obedeceu todas as determinações do ministro.

    "A defesa foi surpreendida com a decretação de prisão domiciliar, tendo em vista que o ex-presidente Jair Bolsonaro não descumpriu qualquer medida", escreveram os advogados.

    Fonte/Créditos: Por Wesley Bischoff, g1 — São Paulo Publicada em 05/08/2025 às 15h18

    Compartilhe

    Facebook
    Twitter
    WhatsApp
    Telegram
    LinkedIn
    Compartilhe

    Mais Lidas

    cidade - Passeata “Quebrando o Silêncio 2026” será realizada em Rolim de Moura contra violência aos idosos
    Geral

    cidade - Passeata “Quebrando o Silêncio 2026” será realizada em Rolim de Moura contra...

    Rondônia - Seis candidatos são oficializados na disputa pelo Governo de Rondônia nas eleições de 2026
    Eleições 2026

    Rondônia - Seis candidatos são oficializados na disputa pelo Governo de Rondônia nas...

    CONVITE
    Geral

    CONVITE

    Presidente Médici -Jovem é morto com um tiro ao tentar defender sua mãe
    Policial

    Presidente Médici -Jovem é morto com um tiro ao tentar defender sua mãe

    CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL: Luiz Porto quer ser a voz dos servidores em Brasília
    Eleições 2026

    CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL: Luiz Porto quer ser a voz dos servidores em Brasília

    Samuel Costa reúne lideranças na Zona Sul de Porto Velho e defende humanização da saúde pública
    Educação

    Samuel Costa reúne lideranças na Zona Sul de Porto Velho e defende humanização da saúde...

    Farmácias de Plantão

    Confira as farmácias que estarão de plantão

    Saiba mais

    Nossas notícias no celular

    Receba as notícias do Correio da Mata no seu app favorito de mensagens.

    Telegram
    Whatsapp
    Facebook
    Entrar

    Veja mais

    Competição - Rondônia embarca com 239 integrantes para representar o estado nos Jogos Escolares Brasileiros 2026
    Esportes

    Competição - Rondônia embarca com 239 integrantes para representar o estado nos Jogos Escolares...

    Justiça

    Justiça - Fachin nega julgamento conjunto de Moraes e Mendonça

    Presidente do STF marca análise sobre Mendonça para dia 23Wellton Máximo – Repórter da Agência BrasilPublicado em 12/09/2026 - 13:16Brasília
    Saúde

    Saúde - Retinopatia diabética: entenda condição ocular causada pelo diabetes

    Pacientes devem consultar oftalmologista uma vez por anoPaula Laboissière - Enviada especial*Publicado em 12/09/2026 - 11:49Salvador
    Política

    GABINETE DO LOBBY - PF revela Wagner como ponte entre Messias e ex-sócio de Vorcaro

    Petista articulou uma reunião reservada entre o então chefe da AGU e Augusto Lima, ex-CEO do Banco Master
    Eleições 2026

    Samuel Costa participa de sabatina da SIC TV e apresenta propostas para transformar Rondônia

    Um dos principais pontos apresentados pelo candidato foi a saúde pública.
    Policial

    FOI ENCONTRADA ENSANGUENTADA E PELADA - Jovem leva pedrada na cabeça durante brutal tentativa...

    Conforme informações, testemunhas relataram que viram o homem carregando a jovem nua e ensanguentada pela rua.
    Veja Mais Publicações

    Não possui uma conta?

    Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
    Criar minha conta
    Siga-nos nas redes sociais
    Política
    Mundo
    Nota de Pesar
    Eventos
    Educação
    Policial
    Economia
    Agro
    Justiça
    Saúde
    Geral
    Futebol
    Meio Ambiente
    Concursos & Empregos
    Eleições 2024
    PreparARTE
    Esportes
    tecnologia
    Seleção Brasileira
    Editorial
    Artigo
    Direitos Humanos
    Fake news
    Eleições 2026
    Pesquisa
    Receitas
    Cultura
    Guaporé Futebol Clube
    Turismo
    Correio da Mata - Todos os direitos reservados
    Termos de Uso e Privacidade
    SOBRE
    FAQ
    / Correio da Mata
    • Início
    • Classificados
    • Colunas
      • Política
      • Esportes
      • Saúde & Bem-Estar
      • Economia
      • Tecnologia & Inovação
    • Empregos
    • Guia Comercial
    • Farmácias de Plantão
    • Câmeras Ao Vivo
      • Centro
      • Jardim Itália
      • Jardim Primavera
    • Contato
    • Prepararte
    WhatsApp Correio da Mata
    Fale conosco!