O governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), visitou o presidente Lula no Palácio do Planalto durante o Fórum dos Governadores e cobrou o pagamento de R$ 306 milhões para compensar os gastos do estado com a imigração de venezuelanos.
Em publicação nas redes sociais, Denarium afirmou ter solicitado “celeridade na restituição das despesas com venezuelanos, que gera um impacto financeiro muito grande para o estado”.
“A ação já teve decisão favorável ao estado no STF. Diante das situações apresentadas, o presidente Lula se comprometeu em atender as solicitações”, acrescentou o governador.
Crise piora após fraude de Maduro
Roraima é a principal porta de entrada para venezuelanos que buscam melhores condições de vida no Brasil. O fluxo voltou a crescer após a fraude eleitoral do ditador Nicolás Maduro, que se negou a deixar o poder após a vitória do opositor Edmundo Gonzalez Utirra, atualmente asilado na Espanha após ameaça de prisão por parte do regime.
Nas semanas que sucederam a eleição o número de 300 imigrantes que chegavam diariamente ao Brasil saltou para 600. Apenas em 26 de agosto, mais de 740 cruzaram a fronteira.
Segundo o governo de Roraima, há cerca de 180 mil venezuelanos no estado atualmente, o que representa cerca de 20% da população atual.
O aumento do fluxo fez com que os processos de emissão de documentos para os imigrantes, como CPF e carteirinhas do SUS e de vacinação, passasse da média de um dia para ao menos cinco dias.
A demanda escalou, e em alguns momentos faltaram as vacinas contra febre amarela, tríplice viral, hepatite B e Covid, além da dupla adulto (difteria e tétano), que são obrigatórias.
Fonte/Créditos: Redação O Antagonista
Créditos (Imagem de capa): Foto: Gema Cortes/OIM
Comentários: