Neste mês de agosto, o Bolsa Família será retomado no dia 19. Para saber o dia exato da sua liberação, o cidadão vai precisar se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS). Quem tem NIS final 1, por exemplo, poderá receber primeiro.
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do Bolsa Família para esse mês de agosto, tomando como base o calendário divulgado pelo Governo Federal:
- Usuários com o NIS final 1: Recebem na segunda-feira (19);
- Usuários com o NIS final 2: Recebem na terça-feira (20);
- Usuários com o NIS final 3: Recebem na quarta-feira (21);
- Usuários com o NIS final 4: Recebem na quinta-feira (22);
- Usuários com o NIS final 5: Recebem na sexta-feira (23);
- Usuários com o NIS final 6: Recebem na segunda-feira (26);
- Usuários com o NIS final 7: Recebem na terça-feira (27);
- Usuários com o NIS final 8: Recebem na quarta-feira (28);
- Usuários com o NIS final 9: Recebem na quinta-feira (29);
- Usuários com o NIS final 0: Recebem na sexta-feira (30).
Posso antecipar para esta semana?
Mesmo que a espera para os pagamentos do Bolsa Família já esteja chegando ao fim, o fato é que muitos usuários precisam antecipar esse saldo. Muitas vezes, é preciso receber esse benefício com antecedência para pagar aquela conta que está atrasada, ou comprar a comida que está faltando dentro de casa.
Mas afinal de contas, é possível antecipar o Bolsa Família para esta semana? De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, a resposta é sim. Mas apenas alguns usuários poderão realizar essa antecipação.
Quem pode antecipar o Bolsa Família
Em regra geral, o governo federal antecipa aos pagamentos do Bolsa Família de todas as pessoas que recebem o benefício nas segundas-feiras. Quem tem NIS final 1, está oficialmente programado para receber o benefício no dia 19, ou seja, uma segunda-feira.
Nesse caso, as pessoas que têm NIS final 1 poderão receber o Bolsa Família de maneira antecipada já no próximo dia 17, o sábado. Não é preciso realizar qualquer tipo de solicitação. A antecipação é depositada de maneira automática na conta em que você já está acostumado a receber o benefício regular.
O caso do Rio Grande do Sul
É importante lembrar que, por meio de um decreto, o governo federal já definiu que todos os usuários do Bolsa Família que residem no Rio Grande do Sul podem receber o benefício já na primeira data da liberação do programa, independente do final do NIS de cada um.
Como a primeira data de pagamento do Bolsa Família desse mês de agosto é uma segunda-feira, os usuários que residem no Rio Grande do Sul podem receber o benefício de maneira antecipada já no sábado (17).
Quem poderá receber Bolsa Família em agosto?
O governo federal afirma que as regras de entrada para o Bolsa Família desse mês de agosto seguirão basicamente as mesmas. Para ter direito ao benefício, é preciso seguir os dois passos abaixo:
- Ter uma renda per capita de até R$ 218;
- Ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico.
Mesmo as pessoas que seguem as duas regras acima, ainda não estão oficialmente garantidas no programa social. Isso porque o governo federal seleciona as pessoas com base no espaço orçamentário disponível naquele determinado mês.
Para saber se você foi selecionado para o mês de agosto, a dica é entrar na sua conta no app oficial do Bolsa Família. Desde o início dessa semana, o governo federal começou a atualizar as informações sobre as folhas de pagamento.
Essa atualização ocorre de maneira escalonada. Por isso, mesmo que você não encontre a confirmação da sua seleção nesse momento, a dica é seguir consultando as informações nos próximos dias.
Fonte/Créditos: Por Aécio De Paula Em 12/08/2024 às 7:14
Créditos (Imagem de capa): Imagem: Reprodução
Comentários: