Correio da Mata- Sua fonte de notícias na cidade de Rolim de Moura

MENU

Colunas / Política

Coluna CH / 06 de junho - Oposição ameaça processar Lula por interferir na investigação do roubo do INSS

Confissão de Lula (PT) antes de viajar à França chamou a atenção de parlamentares de oposição

Coluna CH / 06 de junho - Oposição ameaça processar Lula por interferir na investigação do roubo do INSS
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
Presidente Lula. (Foto: Ricardo Stuckert)

Confissão de Lula (PT) antes de viajar à França chamou a atenção de parlamentares de oposição, que agora avaliam denunciar o petista por crime de responsabilidade. Isso abre o caminho para novo pedido de impeachment. Na entrevista, afirmou haver ordenado “muita cautela” à Policia Federal e à Controladoria Geral da União (CGU) na investigação de sindicatos e associações que se beneficiaram do roubo bilionário a aposentados do INSS, que pode ter vitimado 9 milhões de pessoas.

Nenhuma prisão

A oposição desconfia que a interferência de Lula, que cobriu entidades de elogios, explica o fato de não terem sido feitas prisões de suspeitos.

‘Cautela’ com Frei Chico?

Entre os beneficiados pelo roubo está o “Sindicato dos Aposentados e Idosos da Força”, cujo vice-presidente é Frei Chico, irmão de Lula.

Publicidade

Leia Também:

A que mais faturou

Entidade de Trabalhadores na Agricultura (Contag), que faturou R$3,6 bilhões, é feudo do irmão do deputado Carlos Veras (PE) do PT de Lula.

Saindo de fininho

Outro sindicato, de sigla Sindinapi, controlado por Milton Cavalo, do PDT do ex e do atual ministro da Previdência, embolsou R$259 milhões.

Dep. Carla Zambelli (PL - SP). (Foto: Agência Câmara)

Já na Itália, Zambelli pode estar a salvo de prisão

 

Com a chegada da deputada Carla Zambelli (SP) à Itália, a avaliação na Câmara é que agora ela estaria a salvo. A Itália não extradita seus nacionais, como a maioria dos países, e alegações de perseguição do STF e do governo brasileiro calam fundo no governo de direita chefiado por Giorgia Meloni. A situação de relativa ‘segurança’ da deputada tende a liberar deputados do PL de reação incisiva em sua defesa. Muitos culpam sua pistola em punho pela derrota de Jair Bolsonaro em 2022.

Como Chiquinho

A tendência é que Zambelli receba tratamento idêntico ao de Chiquinho Brazão, que levou mais de um ano entre prisão e perda do mandato.

Cronômetro

Regimento Interno da Câmara prevê até 120 dias por sessão legislativa de licença por motivos pessoais. O que daria um respiro a Zambelli.

Calculadora

A Câmara tem entre 90 e 100 sessões ordinárias por ano. O que “libera”, em média, 33 faltas sem justificativas até a cassação.

Poder sem Pudor

Babá Sansão

O PT critica a possível sanção dos EUA a ministros do STF aliados de Lula, mas o partido é especialista nisso. Certa vez, a bancada do PT na Câmara discutia, em clima de STF, as sanções a serem aplicadas a petistas “rebeldes”. Lá pelas tantas, o líder do governo, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), ajeitou a própria juba e sugeriu: “⁠Pra mim, é simples. A gente pede para uns cinco camaradas bem fortes segurarem o Babá (um dos deputados que acabaram fundando o Psol) e passa a tesoura naquele cabelão. Ninguém mais vai reconhecê-lo na televisão e, assim, ele fica mais calminho”. Os deputados Babá (PA) e Heloísa Helena (AL) estavam entre os rebeldes, que, caçados pelo PT, viram-se obrigados a sair da legenda e fundar o Psol, para escapar do paredão petista.

Lula e Janja no céu

As imagens do salão luxuoso, todo dourado, onde se deu o banquete ocorrido ontem no Palácio Eliseu, sede da presidência francesa, foi o cenário mais adequado para Lula e Janja. Sentiram-se no Céu.

Imprensa barrada

Pela primeira vez, jornalistas que cobrem as visitas de Estado não foram convidados para o tradicional jantar em torno de uma visita oficial. Em seu discurso, Lula preferiu falar mal da imprensa. Por duas vezes.

 

Climão

Habituado a plantar lorotas como bem entende, Lula tomou um revés do amigão Emmanuel Macron ao igualar Rússia e Ucrânia. O presidente francês logo lembrou quem começou a guerra e recusou o cessar-fogo.

Vale tudo

Com pouco apoio do Congresso, Lula acabou chamando até Chico Rodrigues (PP-RR) para bater perna na França. O senador não era lembrado por poderosos desde que a PF o flagrou com grana na cueca.

Frase do dia

“Eu não tenho nada a ver com Carla Zambelli”

Jair Bolsonaro, após ser questionado pela PF sobre o exilio da deputada federal

Pedra cantada

Com zero surpresa, como a coluna adiantou ontem, PSDB e Podemos seguiram com a incorporação, aprovada em convenção. Definiram que haverá rodízio no comando, alternando a cada seis meses.

Balela de sempre

Com os ministros instruídos a não comentar pesquisas negativas sobre o governo, o vice Geraldo Alckmin falou sobre reprovação de Lula, com todos os panos quentes. “Criativo”, disse que é “fotografia do momento”.

Crianças salvas

O governo de Javier Milei na Argentina retirou 1,7 milhão de crianças da pobreza. Para desespero dos seus adversários, que levaram aquele país à bancarrota, a constatação tem aval de entidades como a Unicef.

Liturgia

A suspensão do salário de Carla Zambelli (PL-SP), ordem de Alexandre de Moraes (STF), não será cumprida automaticamente. O presidente da Câmara, Hugo Motta, vai levar a questão aos líderes da Casa.

Pensando bem...

...o órgão público que fará censura do conteúdo nas redes sociais será “técnico”.

  Reportar Erro

Fonte/Créditos: PODER, POLÍTICA E BASTIDORES Com Tiago Vasconcelos e Rodrigo Vilela

Créditos (Imagem de capa): Presidente Lula. (Foto: Ricardo Stuckert)

Comentários:

Elinaldo Bispo

Publicado por:

Elinaldo Bispo

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Fale conosco!